Essa é uma métrica boa para você ver se sua landing page está de acordo com seu Link Patrocinado. Por exemplo, Se você faz uma propaganda e esquece de regionalizá-la, várias pessoas de outro estado podem entrar no seu site, ver que não é do estado dele e fechar o navegador. Taxa de rejeição é muito importante para descobrir erros em seu site. Se ele está ou não agradando quem vem do Google ou outros links externos para seu site.

Já a taxa de saída pode ser entendida pelo exemplo: você entra num site apartir de um mecanismo de busca ou um link externo. Se você clicou em algum link do menu, isso quer dizer que a taxa de rejeição ao site foi zero, já que você, bem ou mal, navegou por um único link do menu pelo menos. Aí começa a contar como taxa de saída. O que acho interessante no Google Analytics é saber quais páginas estão menos atrativas, aí cabe a equipe do site estudar uma maneira de dar uma melhorada nela.

Depois que dominei essa técnica consegui diminuir de 42% de taxa de rejeição para 22% a taxa de rejeição do site da empresa onde trabalho atualmente. É muito gratificante ver o gráfico de rejeição caindo.

Um outro exemplo de problemas com taxa de saída é visto em sites de e-commerce. Pelas metas do Google Analytics você vê o passo a passo dos usuários. Vê em que página ele desistiu de comprar o produto e depois resolver o problema. Já vi casos de sites de e-commerce, onde o usuário desistia da compra porque havia um banner chamativo, mas tão chamativo que fazia com que ele clica-se e saísse da página.

É… tem que tomar cuidado. O passo a passo de e-commerce eu faria uma via sem volta e até sem menu. Radical? Sim. Trace uma reta para o usuário finalizar o pedido e não coloque nenhuma barreira que faça com que ele possa desistir de sua meta que é comprar o produto.